Reabilitação Cognitiva | NeuroPsyque
Neuroplasticidade & Recuperação

Reabilitação Cognitiva
Lutar por Corpo e Mente.

Um programa clínico desenhado para recuperar funções como a memória, a atenção e o raciocínio. Neurociência avançada e treino cognitivo para recuperar a sua autonomia.

Cérebro NeuroPsyque
Gráfico comparativo: Reabilitação vs Estimulação Cognitiva

Reabilitação ou Estimulação:
Qual a diferença?

Muitas vezes confundidas, estas abordagens têm objetivos distintos. Enquanto a Estimulação é como um "ginásio para o cérebro", e é utilizada quando o desempenho cognitivo está estável, para melhorar o desempenho cognitivo e prevenir o declínio, a Reabilitação é um processo clínico que tem como objetivo recuperar faculdades perdidas ou deficitárias.

Na NeuroPsyque, aplicamos uma intervenção terapêutica que combina diferentes especialidades, desenhada para recuperar funções específicas que foram afetadas por lesão ou doença, visando o retorno à autonomia funcional, e promovendo-a no futuro para que seja duradoura.

As 3 Valências da Reabilitação

Cérebro com interrogação

Diagnóstico Ponderado

Um diagnóstico acertado é condição para poder ter a melhor expectativa de melhoria. Conhecer a condição, mas sobretudo a pessoa, é central num processo de Reabilitação.

Treino Personalizado

As ferramentas corretas para as necessidades corretas. Colocar a pessoa no centro do processo de tratamento e tratar corpo e mente por inteiro, sem sacrificar o futuro.

Tecnologia Avançada

Estimulamos a capacidade natural do cérebro de criar novas conexões nas áreas afetadas e retirar o máximo possível do órgão que comanda: o cérebro.

Para Que Tipo de Condições?

Lesões Cerebrais
(AVC e TCE)
Programas intensivos para recuperação pós-AVC ou Traumatismo Cranioencefálico. Focamo-nos na reabilitação da fala (afasia), da mobilidade, da cognição em geral e na recuperação da autonomia nas atividades diárias.
Doenças Neurodegenerativas
Intervenções para Alzheimer, Parkinson e outras demências. O objetivo é preservar as capacidades existentes, retardar o declínio e fornecer estratégias aos cuidadores e familiares.
Saúde Mental e Burnout
A Depressão, Ansiedade e o Stress Crónico ("Burnout") provocam falhas de memória e foco. A reabilitação ajuda a restaurar a agilidade mental e a confiança perdida durante quadros psiquiátricos.
PHDA no Adulto
Estratégias não-farmacológicas para o Défice de Atenção e Hiperatividade. Treino de funções executivas para melhorar a gestão de tempo, organização, planeamento e controlo da impulsividade.
Envelhecimento Ativo
Programas de estimulação para quadros saudáveis que desejam exercitar o cérebro e prevenir o declínio cognitivo. Trabalho mental e/ou físico em diferentes funções cerebrais.
Covid Longo e "Brain Fog"
Tratamento especializado para o nevoeiro mental decorrente de infeções virais (Pós-COVID) ou tratamentos de quimioterapia ("Chemobrain"), visando recuperar a clareza, velocidade de processamento e o desempenho geral.
Não é necessário um diagnóstico grave.
Não precisa de ter um diagnóstico para cuidar do cérebro. Independentemente do diagnóstico, a reabilitação destina-se a qualquer pessoa que enfrente dificuldades de memória, atenção ou linguagem, que estejam a interferir negativamente na sua rotina diária e qualidade de vida.

Tecnologia e Ambiente Terapêutico

Neuroimagem
Estimulação Magnética Transcraniana
tDCS
Acupuntura
tDCS - Estimulação Elétrica Transcraniana
qEEG
Sala Fisioterapia
Espaço Movimento e Saúde

Algumas Palavras Deixadas Pelos Nossos Pacientes...

"Passar por 2 AVC´s não é fácil de todo. (...) Deixo o meu profundo agradecimento aos profissionais da Neuropsyque que muito me têm ajudado neste processo .

— António M., 52 anos

"Depois da Covid, fiquei com um nevoeiro mental que me assustava. Não conseguia concentrar-me no trabalho, perdia o raciocínio a meio das frases. (...) O tratamento devolveu-me a clareza que pensava ter perdido para sempre."

— Sara S., 38 anos

"Aos 72 anos a memória já não é o que era, mas sinto-me melhor em saber que estou a fazer por mantê-la por muito tempo. Hoje sinto-me melhor, e quero manter a cabeça a funcionar por muito tempo. Obrigada."

— Teresa A., 72 anos

"A lesão mudou tudo. Tudo exige um esforço grande. A certo ponto deixei de conseguir fazer duas coisas ao mesmo tempo e perdia-me em conversas simples. (...) O trabalho de reabilitação foi intenso, mas valeu a pena. Hoje já consigo organizar o meu dia sem ajuda, mas a luta continua. Estou muito grato a vós por tudo"

— José F., 60 anos